A Dança como Profissão - #01


O bacharel em Dança tem formação para pesquisar a linguagem coreográfica e sua articulação com outras linguagens cênicas. Esse profissional também é preparado para compreender o contexto sócio-cultural mais amplo em que se envolve a dança.

O bacharel planeja programas de desenvolvimento cultural e social através da dança, podendo produzir espetáculos, cursos, oficinas e mostras de dança. O profissional licenciado também está apto a lecionar na área.

É um profissional comprometido com o posicionamento contemporâneo e crítico sobre os conteúdos que compõem a arte do movimento com relação à realidade social; dominando e aprimorando permanentemente os avanços do conhecimento na área de formação artístico-cultural e no processo educativo para e pela Dança.

Além dos cursos em Dança, também existe o bacharelado em “Comunicação das Artes do Corpo”, como uma alternativa para quem quer seguir esta carreira.

Este curso oferece uma formação semelhante ao do curso de Dança, mesclado a disciplinas do curso de Artes Cênicas, mas com um enfoque no corpo como elemento fundamental de toda expressão sócio-cultural.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração de 4 anos. O bacharelado em Dança desenvolve no aluno um perfil que lhe permita refletir sobre o espetáculo de dança, a interpretação e a montagem coreográfica sob o ponto de vista ético e estético, analisando seu trabalho sob uma perspectiva interdisciplinar exercitando a compreensão, a criatividade e a reflexão. O currículo é composto por disciplinas como anatomia humana, música e movimento, história da dança, fisiologia do movimento, dança moderna, balé clássico, filosofia, folclore, composição coreográfica, produção artística e administrativa, psicologia da dança, entre outras.

b) Nível Superior

Licenciatura

Duração de 4 anos. O curso de licenciatura em dança forma um indivíduo com embasamento técnico e com sólida experiência prática na área e apto a exercer atividades educativas, recreativas, terapêuticas e culturais da dança, tomando a dança como produção de conhecimento e transformação de indivíduos, além de discutir a dança e a arte no contexto da educação, sendo capaz de elaborar sua própria metodologia de trabalho.

c) Nível médio

Curso Técnico

Duração de 3 anos. Propicia a formação no nível médio, como também desenvolve um conhecimento rico na área de arte e cultura.

Citamos, como exemplo, disciplinas, tais como: a História da Arte, Arte e Cultura, Estética, Empreendedorismo Cultural, Educação Ambiental, Estudo das Leis de Incentivo à Dança, Dimensão Ética e Relações Sociais, História da Dança, Dança Contemporânea, Dança Técnica Clássica, Danças Tradicionais, além de Elementos da Música, Improvisação e Composição.

d) Cursos Livres

Existem diversos cursos livres de dança, podem ter uma vocação específica como balé clássico, moderno, dança de salão, flamenca ou streetdance. Em geral são cursos práticos, com pouca carga teórica.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho tem se mostrado mais promissor para os profissionais voltados para projetos de desenvolvimento social. Alguns órgãos públicos contratam profissionais da área para a coordenação de projetos. As empresas particulares também têm contratado profissionais da área cultural para trabalhar em seus institutos culturais e de desenvolvimento social.

Organizações não governamentais voltadas para projetos de inclusão são também boas empregadoras. Assim como escolas privadas e clínicas de reabilitação motora e de portadores de necessidades especiais, como os pessoas com síndrome de down, que encontram na dança uma importante ferramenta de desenvolvimento físico e equilíbrio emocional.

A crescente preocupação com a qualidade de vida, principalmente nos grandes centros urbanizados, lugares cujo stress sempre atormenta as pessoas, propiciou a abertura de diversas clínicas, academias e conservatórios, que oferecem a dança como uma atividade terapêutica, e recorrem ao profissional para coordenar os projetos e também para dar aulas.

Ofertas de Emprego

A maioria dos profissionais em Dança opta por lecionar, no ensino público ou privado, principalmente porque o ramo de espetáculos é um mercado bastante instável e não existem muitas vagas de emprego formal afora a docência.

Os profissionais em Dança podem trabalhar no corpo de baile, com coreografia, direção e preparação corporal. Como diretor ele cria e coordena espetáculos de dança, seleciona e dirige os bailarinos e os assistentes, define os figurinos e a iluminação. Como Preparador corporal coordena e orienta artistas e bailarinos para espetáculos de dança e de teatro, além de ministrar workshops e cursos.

As melhores ofertas de emprego estão nas escolas de dança por todo o Brasil além de produtoras de vídeo, que contratam estes profissionais para atuarem em publicidade ou programas de TV. Quem tem prática e determinação pode encontrar boas oportunidades nas grandes companhias de dança.

Dança: aperfeiçoamento da arte para criar e interpretar movimentos

Para muitas pessoas, o fato de ver alguém praticando ballet por toda a vida, desde sua infância, já é motivo suficiente para descartar um curso universitário nesta área, já que conhecimento e prática não lhe faltam.

Mas não é bem assim. A Faculdade de Dança tem proporcionado aos apaixonados pela arte a possibilidade de se aperfeiçoarem naquilo que amam, por meio do estudo e da profissionalização. Isso sem falar na chance de propagar a arte, tornando-a, pouco a pouco, mais acessível ao público.

Novos caminhos

O bacharelado em Dança abre novas possibilidades ao profissional: além de atuar como bailarino, fazendo parte de um corpo de baile, pode dar aulas em academias e escolas de dança de salão, montar e dirigir espetáculos.

A especialização neste segmento lhe permite criar e coordenar apresentações de ballet, escolhendo sua equipe, formada tanto pelos bailarinos quanto pelo pessoal da cenografia, técnica e produção. Caso opte pela criação de coreografias, o profissional poderá atuar em teatros, televisão e até mesmo na produção cinematográfica.

Já quem faz Licenciatura pode dar aulas de dança tanto em escolas públicas quanto particulares, dentro da disciplina de Artes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Pode levar seus conhecimentos também aos espaços comunitários, que tenham propostas de dança voltadas à educação.

Corpo e mente

O Brasil não tem hoje a tradição no Ballet que outros países, principalmente da Europa, possuem, mas é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade técnica e variedade de ritmos e tendências que enriquecem a arte da dança, tornando-a um diferencial.

Embora o País tenha ainda poucas faculdades de dança (cerca de 15 cursos de graduação e 30 de pós-graduação), a qualidade de ensino no Brasil é considerada de alto nível.

Quem pretende fazer um curso superior de dança pretende obter mais elementos para analisá-la, compreendê-la e vivenciá-la, proporcionando ao bailarino uma rica bagagem na área do conhecimento, que fortalecerá sua trajetória.

A iniciativa de reunir conhecimentos e a prática da dança tem formado bailarinos graduados também em psicologia, medicina, educação física e jornalismo, com a proposta de aperfeiçoar e divulgar a arte. Justamente por isso, ela tem crescido e se fortalecido no País.

Mercado de trabalho

A maioria das companhias de dança (não são muitas no Brasil) está localizada em São Paulo e Rio de Janeiro, o que pode ser visto, num primeiro momento, como dificuldade para quem sonha com este caminho.

Entretanto, outras capitais como Florianópolis, Goiânia e Salvador têm se desenvolvido nesta modalidade, trazendo novas perspectivas de trabalho. A coreografia é vista como uma opção para conquistar espaço no mercado.

Sobre a faculdade

Na faculdade de dança o universitário terá contato com disciplinas teóricas, como anatomia, psicologia, filosofia, comunicação e expressão e história da arte. Do lado prático, não podem faltar técnicas de dança, improvisação, coreografia e interpretação.

O curso tem duração média de quatro anos e, na maioria das vezes, o estágio é obrigatório. Próximo à conclusão do curso, as faculdades costumam exigir do aluno a elaboração de uma monografia e a apresentação de uma montagem cênica.

Fonte: www.fpa.art.br/www.cursocerto.com.br
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