4TX traz sons de Sapateado manipulados digitalmente


Dias 23 e 24, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro recebe o espetáculo 4TX, que parte do encontro entre a bailarina e coreógrafa Flávia Costa, ex-integrante da Intrépida Trupe, e Negalê Jones, músico e percussionista, criador do laboratório de arte sonora e tecnologia Eletronica Naïf.

O sapateado, que já faz parte da pesquisa de Flávia há vários anos, surge nesse trabalho principalmente como uma fonte de emissão sonora, numa pesquisa coreográfica que parte da reverberação do corpo devido ao impacto dos pés no chão.

O nome 4TX se refere às texturas diferentes que são usadas como superfície para os sapatos – líquidas, sólidas, viscosas, granulares – alterando também as texturas sonoras, que são manipuladas ao vivo digitalmente. O som também serve como parâmetro para o processamento e projeção de imagens em tempo real, com o uso de sofware livre e plataformas de código aberto.

Dançando estão Flávia e o bailarino Lucas Santana, e a manipulação sonora e visual é de Negalê. O espetáculo conta ainda com a produção de Cida de Souza e tem a duração aproximada de 40 minutos.

Centro Coreográfico

R. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro
Tel.: 21 3238 0357
Dias 23 e 24 de Janeiro de 2016
Sábado às 20h e domingo às 18h
Valor: R$10,00 (meia R$5,00)
Classificação: Livre

Tecnologia do Blogger.