Dança Havaiana - Hula e suas variáveis
Hula é o termo para a dança dos havaianos.
A origem da Hula é para adoração aos deuses através da dança. Hula é a história sendo contada, uma pantonímia, em variação com cânticos e vários instrumentos.
HulaA Hula Kahiko (antiga) é considerada o estilo antigo em contraste com as hulas melódicas com típicas canções havaianas acompanhadas de violão ou ukele, que é conhecida com Hula A’uana.
Mais um artigo trazido aqui para falar sobre a Dança Havaiana que complementa o assunto de que já tratamos em outra postagem. Se você não viu ainda a outra matéria poderá acompanhar mais sobre o assunto em outro artigo escrito aqui no Blog Mundo da Dança: Dança Havaiana - Hula.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Estes são alguns estilos de Hula, que variam conforme a época e a ilha:
- Hula - Termo geral para todas as danças do havaí
- Hula `âla`apapa - Hula antiga qu dramatiza uma história.
- Hula hue - Hula que finaliza um evento, caracterizando-se por movimentos rápidos de quadris.
- Hula `auana - É uma hula informal que se desenvolveu da antiga nos anos de 1900, usada para ocasiões não especiais e para interatividade coma audiência. Esta Hula caracteriza-se pela ausência da parte espiritual. O violão, o baixo e o ukele acompanham musicalmente este estilo.
- Hula hapa haole - Estilo occidental voltadas para show todas as músicas são en ingles. hapa = parte, haole = estrangeiro / caucasiano
- Hula holoholona - Hula com nomes de animais; movimentos são tirados dos seguintes animais: honu (tartaruga), `îlio (cachorro). A Hula de joelhos: manô (tubarão). A Hula sentada: pe`epe`emakawalu (aranha). Saltando alternando as pernas: pua`a (porco).
- Hula ho`onânâ - Hula para divertir. ho`onânâ = encorajar a assistir
- Hula kahiko - Hula antiga. Em conexão com cânticos (Mele) e acompanhada por tambores (Pahu). Para contar histórias sobre lendas de antigos tempos do reino e para a natureza.
- Hula o Kalâkaua - Hula para homenagear o Rei David Kalakaua - Hula lâ`au pili (Dança com pedaços de madeira) - Hula nemanema (Atirar-se para trás) - Hula `ôlepelepe (O brilho do sol)
- Hula kuahu - Hula formal: Para cerimônias, preces e religião. O oposto da Hula a’uana. kuahu = Altar
- Hula kuhi lima - Hula sentada com movimentos ondulantes do dorso e movimentos de mãos. kuhi = mostrar, gesto; lima = mão
- Hula mea pa`ahana / pila - Nomeada após os instrumentos • Hula `ili`ili (pedras, usadas estilo castanholas) • Hula kâ`eke`eke (bamboo) • Hula kâla`au (pedaço de madeira) • Hula pahu (tambor) • Hula pâ ipu (cabaças) • Hula pû`ili (pedaços de bamboo) • Hula `ulî`uli (côco)
- Hula ku`i Moloka`i - Dança alusiva a ilha de Moloka’i. Uma Hula antiga e muito rápida com batidas de pés, giros, palmas, caídas de joelho, punhos cerrados como no boxe, movimentos simulando um peixe na rede, sem instrumentos.
- Hula kuolo - Hula sentada com cânticos entoados, usando o Ipu . kuolo = vibrando com a voz.
- Hula mu`umu`u - Hula sentada. mu`u mu`u = pessoa sem os braços ou pernas, amputada.
- Hula Pele - Dança em honra ao fogo e a deusa do vulcão Pele.
ARTE DA HULA:
Hula A'uana - Moderna
Para entender esta clássica dança havaiana, você deve observar pés e mãos.Um antigo ditado sobre a hula diz: “as mãos contam a história. Mas, a graciosidade dos dedos conta apenas uma parte da história”, relata o Kumu Hula Manu boyd. “As mãos são importante, mas as palavras do mele (canto) contam a verdadeira história,” diz Boyd. “A verdadeira hula é muito verbal. Nós contamos história quando dançamos.”
A Hula, tão antiga quanto a cultura havaiana, em tempos remotos foi compartilhada por todo o povo havaiano. Eles dançavam, e com o cântico (mele) expunham todos os aspectos da vida, guerra, morte, nascimento e até mesmo o surfe. Mas o contato com o mundo ocidental mudou a hula. Considerada, promíscua, pelos missionários americanos que chegaram ao Havaí em 1820, a hula esteve perto de ser erradicada em 1896, quando a língua havaiana foi abolida das escolas locais.
Hula Kahiko - Antiga
Contudo, a dança sobreviveu, e graças a Hollywood e a uma avalanche da indústria turística, tornou-se um símbolo das ilhas entre os anos de 1920 e 1930. As formas mais tradicionais ressurgiram e permaneceram até 1960, quando os nativos havaianos começaram a redescobrir a sua história cultural.De acordo com Boyd, em 1893, o ano em que houve um ascensão na monarquia havaiana, marca a divergência entre os dois estilos da hula tradicional ainda apresentada hoje. Enquanto que os movimentos de pernas da Kahiko (Antiga) e A’uana (moderna e sem regras) são quase idênticos, os temas para Hula A’uana tendem a ser mais artísticos. Indumentárias e música também são diferentes. A Hula Kahiko é dançada ao ritmo do Pahu (Tambor) e Ipu (porongo). Hula A’uana usa piano, violão, ukele e baixo.
Post a Comment