Dança Kuduru


Kuduro é um estilo de dança que surgiu na periferia de Angola um pais do continente africano e tem tomado proporções globais através do seu estilo despojado e alegre. Vamos então falar sobre esse novo estilo de dança que trouxe suas tendências para a música. É como sempre digo aqui no Mundo da Dança. A música e a Dança sempre estão caminhando juntas. Quando surge um novo estilo de dança, sempre na sequência acaba que surgindo também um novo estilo de música, ou vice-versa.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Esse estilo de dança tem origens estilísticas da batida, Sungura e surgiu no contexto cultural da Angola no anos 80 e permanece até a atualidade. Usa como instrumentos típicos o computador, caixa de ritmos e vocal. Atingindo uma popularidade moderada por volta dos meados do ano 2.000. É bastante popular em Angola, Portugal e recentemente na Inglaterra, França e Brasil. Kuduro é um gênero musical e sobretudo um gênero de dança surgida em Angola. Hoje em dia, está também largamente disseminado pelas áreas suburbanas da cidade de Lisboa, Portugal. Também se tem popularizado no Brasil ultimamente, já existindo até alguns grupos e bandas de kuduro próprios do Brasil, em especial nos subúrbios das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador. É hoje influenciado por outros gêneros como Sungura, Kizomba, Semba, Ragga e Rap.


Estilo musical
As letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor. São geralmente escritas em português, e muitas vezes com algum vocabulário de línguas angolanas (por exemplo, kimbundo), tal como Da Dombolo (Dj SL), ou Salalê (Dog Murras).

Origem
O kuduro surgiu primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluiu para um género musical. Muito provavelmente, o nome kuduro provem também do kimbundo (língua nacional de Angola), ou ainda pela expressão que o nome mesmo já supõe, até pelo próprio estilo da dança em que se tem o quadril duro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.