Jazz - Um pouco mais da sua história.
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Nota: Esta postagem foi pesquisada através de uma revista escrita. E o blog Mundo da Dança no intuito de sempre trazer a vocês novidades sobre o assunto colocou o texto na íntegra aqui no blog. Recentemente recebemos um comentário da autora reivindicando os créditos da mesma. Mais do que justo fizemos as devidas correções e deixamos aqui nosso pedido de desculpas em público pela falha. Um grande abraço a todos amantes da Dança e em especial a esta espetacular escritora: Marcela BenvegnuFonte: Marcela Benvegnu - Blog Tudo é Dança
No começo do século19, as danças dos negros eram interpretadas por brancos, que por muitas vezes pintavam suas faces para parodiar, cantar e dançar como tais. Este cenário mudou com a emancipação dos escravos nos Estados Unidos, em 1863. A dança e o canto dos bailes dos escravos negros, agora poderiam sair de lugares restritos para ganhar os públicos. Essa manifestação que começou a tomar conta dos palcos era de negros e brancos, e esse momento teve uma influência decisiva na Comédia Musical.
Maior sorte ocorreu com o The Whitman Sisters, um grupo formado por mulheres negras, que resistiu por mais de 40 anos. Depois dos anos 30, o jazz já consolidado nos Estados Unidos, passou a estar dentro dos clubes e teatros que tinham certa carência de trabalhos com coreografias e improvisações dos intérpretes. A dança negra começou a se adaptar as características técnicas conhecidas na época derivados dos bailes africanos e já modificadas pelos brancos, caracterizando o jazz como uma dança que usa: o isolamento de partes do corpo que se movem separadamente seguindo o mesmo ritmo - swing - ; movimentos rítmicos sincopados, uso da polirritmia - combinação do corpo em vários ritmos diferentes e o uso correto do centro de gravidade deste corpo que dança.
Quem é Marcela Benvegnu?
Marcela Benvegnu é bailarina (drt. 3325) e jornalista (mtb. 038093), pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu uma monografia inédita no país sobre o JAZZ DANCE - Swing Descompassado - A re-territorialização da identidade do Jazz Dance no Brasil por uma perspectiva co-evolutiva, sob orientação da Dra. Fabiana Dultra Britto.
É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo. Sua dissertação versa sobre a diferença entre a crítica de dança do jornal “O Estado de S. Paulo” e da “Folha de São Paulo” nos anos 2000. A orientação foi inicialmente do Dr. Arthur Nestrovski e posteriormente da Dra. Leda Tenório da Motta.
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