A Dança na Educação Física Escolar.

A Educação Física Escolar permite abordar didaticamente, além dos esportes e dos jogos, a dança. A criança possui múltiplas habilidades físicas, e o movimento corporal rítmico está relacionado diretamente ao seu crescimento como forma de exteriorizar seus sentimentos. Este postagens baseia-se na análise da aplicação de um trabalho realizado com crianças nos diferentes níveis escolares, no qual a dança, através de uma metodologia sugerida e dentro de um contexto interdisciplinar, tanto visa desenvolver as habilidades motoras e cognitivas quanto resgatar valores culturais.
Sigam o Mundo da Dança: @mundo_danca
Desde a Antigüidade, a humanidade já tinha no seu cotidiano a expressão corporal através da dança, utilizando-a em suas manifestações sociais. Cada cultura transportou seu conteúdo às mais diferentes áreas como a Arte, a Música e a Pintura. Dentre elas, as danças absorveram a maior parte dessa transferência. Isso porque a dança sempre foi de grande importância nas sociedades, seja como uma forma de expressão artística, seja como objeto de culto aos deuses ou seja como simples entretenimento. Em tempos mais remotos, a dança, por ser muito difundida em ritos religiosos, tinha um caráter místico.
O Renascimento cultural dos séculos XV e XVI trouxe diversas mudanças no campo das artes, da cultura, da política e da religião. Dentro desse contexto, também a dança sofreu profundas alterações que já vinham se arrastando através dos anos. Na referida época, a dança começou a ter um sentido social, isto é, passou a ser dançada pela nobreza em grandes espetáculos teatrais e em festas apenas como entretenimento e recreação.
Desde então, a dança social foi se transformando e, aos poucos, se tornou acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade, as quais já desenvolviam outro tipo de dança: as danças populares. Essas alterações de comportamento foram se unindo às danças sociais, dando origem, assim, a uma nova vertente da música que, dançada por casais, mais tarde foi denominada de Danças de Salão.


Em todos os tempos, a dança sempre possibilitou ao ser humano retratar seus anseios em busca da felicidade, do autoconhecimento e do aperfeiçoamento de cada gesto expressado.
Nos dias de hoje, a dança é praticada por todos, em grupos ou individualmente, sendo que a preocupação com a estética corporal volta-se para a liberdade de expressão. Como exemplo, citamos a Dança do Ventre, onde as mulheres exibem um corpo mais carnudo e quadris exuberantes, o que contrasta com os esbeltos bailarinos clássicos. Essa reflexão traz a dança para todas as pessoas que buscam uma forma de expressar seus sentimentos através do corpo, na busca do autoconhecimento, independente de suas limitações físicas.


Esta postagem sugere a aplicação da dança na Educação Física como suporte ao desenvolvimento cognitivo-motor do educando e traz uma perspectiva à área interdisciplinar, mostrando que o corpo pode ser utilizado na aprendizagem, e que a mesma se concretiza através de vários formas e estilos. O professor de Educação Física possui amplo conhecimento sobre o corpo. Entende física e fisiologicamente sua estrutura e sabe onde os movimentos rítmicos poderão ser executados corretamente, razões pelas quais compreende a importância de sua participação nesse processo. Contudo, a dança proporciona um desenvolvimento corporal amplo, lapidando a personalidade do educando através de uma consciência corporal em relação ao próprio mundo e ao mundo do outro.
Na perspectiva de Duncan (apud Ossona, 1988),“a dança, em minha opinião, tem como finalidade a expressão dos sentimentos mais nobres e mais profundos da alma humana: aqueles que nascem dos deuses em nós, Apolo, Pan, Baco, Afrodite. A dança deve implantar em nossas vidas uma harmonia que cintila e pulsa. Ver a dança apenas como uma diversão agradável e frívola é degradá-la”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.