A Dança e a Fusão das Culturas.


A dança é universal e transcende as culturas de todos os povos em todas as regiões do mundo. Interessante saber que podemos colaborar com outros estilos e tendências. Somando-se as várias vertentes e culturas, vindas de todos os lados da história humana. A dança é uma ferramenta extremamente forte para se quebrar barreiras e criar aceitação no meio social. Trabalhos maravilhosos se tem feito através da dança como mecanismo de inclusão social e divulgação das culturas. Usa-se a dança para praticamente tudo.

A dança gospel por exemplo é um estilo exclusivo para o louvor, mas que tem atraído jovens dançarinos para o meio gospel. Acabando por se tornar uma ferramenta de evangelização bastante eficaz. Esse estilo esta absorvendo todas as tendências dançantes e modalidades de dança existentes. Hoje já se tem Ballet, Jazz, Hip Hop, Street Dance, Axé e outras várias linhas de trabalho sendo absorvida pelo gospel.

Vez em outra nos deparamos com misturas inéditas e até mesmo muito criativas e interessantes. O Ballet por exemplo se misturando com o Samba. O Hip Hop se misturando com Danças Orientais Milenares. A dança de Rua mesmo como um para raio de muitos estilos, inclusive de esportes e lutas, tais como a Ginástica Olímpica e a Capoeira. Vemos também o Ballet sendo usados por Ginastas para melhorarem sua posturas e desenvolvimento.

Danças folclóricas servindo de material de pesquisa e desenvolvimento para trabalhos de composição coreográfica.

Podemos inclusive acompanhar uma fusão entre dança árabe feminina e flamenco. Sei que este tipo de fusão não é novidade. Giros flamencos, sapateados, posturas, muita coisa já é usada pelas dançarinas de dança árabe. No entanto, eu nunca havia visto alguém se utilizar de uma vestimenta tradicional do flamenco, conhecida pela dificuldade técnica: a bata de cola.

A bata de cola é uma saia ou vestido com cauda, cujos babados começam na altura dos joelhos de modo que haja espaço suficiente para o movimento das pernas. São usadas, no flamenco, em bailes como Soleá, Alegrias e Caracoles.

Dançar com uma bata de cola requer muita destreza. Afinal, existem momentos onde a bata precisa sair do caminho, e isto é feito com o auxílio de um dos pés, em um movimento semelhante a um chute. Outras vezes, a saia precisa ser sustentada.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.