Considerações Sobre o Ensino do Ballet Clássico - Parte 2
Dando seguimento as nossas pesquisas sobre o Ballet. Vamos entrar na segunda postagem da Série "Considerações sobre o ensino do Ballet Clássico". Uma fantástica modalidade de dança. Este é um material desenvolvido pela autora Eliana Caminada. Quem quiser conhecer melhor seu trabalho visite o site: http://www.elianacaminada.net/
A origem do ballet
O ballet nasceu na Itália. Originou-se das grandes procissões do Teatro Popular Religioso Medieval, onde se cantava e dançava a "canzone a bailo". O ballo, que até a Renascença ocupava as ruas, com a ascensão dos novos senhores aristocratas, imitando a chegada triunfal dos antigos Imperadores Romanos e com o significativo nome de "Triunfos" entrou nas casas renascentistas tendo como dança inicial a Mourisca. Num recinto fechado o grande baile de rua ficou menor, tornou-se um "balletto" isto é: pequeno baile.
Desde então, tratadistas de dança deram início ao processo de sistematizar a dança cortesã.
Na era do minueto surgiu o espírito sistemático do ensino do baile. Nesse sistema estava contido o método básico de um esquema de posições invariáveis da cabeça, do tronco, dos braços e das pernas que iniciavam e terminavam cada movimento. Nas posições básicas de pés propostas por Arbeau estavam compreendidas todas as possibilidades de combinar os passos para trás, para frente e para o lado, sem que se perdesse o equilíbrio.
Atribui-se a disposição e aplicação das cinco posições de pés a Charles Louis Pierre Beauchamps, ainda que não se desconheça que elas são encontradas nos antigos gregos e até em povos primitivos.
Leitura Complementar: Ballet - Sua História
Todos os créditos deste material de pesquisa são da Autora Eliana Caminada
Considerações Sobre o Ensino do Ballet Clássico:
- Tratados de Dança Ballet - Sua Origem,
- Origem do Ballet,
- A escola Italiana,
- A escola Francesa,
- A escola Dinamarquesa,
- A escola Russa de Vaganova,
- Os norte americanos na extraordinária tradução de Balanchine.
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