Considerações Sobre o Ensino do Ballet Clássico - Parte 2

Dando seguimento as nossas pesquisas sobre o Ballet. Vamos entrar  na segunda postagem da Série "Considerações sobre o ensino do Ballet Clássico". Uma fantástica modalidade de dança. Este é um material desenvolvido pela autora Eliana Caminada. Quem quiser conhecer melhor seu trabalho visite o site: http://www.elianacaminada.net/

A origem do ballet
O ballet nasceu na Itália. Originou-se das grandes procissões do Teatro Popular Religioso Medieval, onde se cantava e dançava a "canzone a bailo". O ballo, que até a Renascença ocupava as ruas, com a ascensão dos novos senhores aristocratas, imitando a chegada triunfal dos antigos Imperadores Romanos e com o significativo nome de "Triunfos" entrou nas casas renascentistas tendo como dança inicial a Mourisca. Num recinto fechado o grande baile de rua ficou menor, tornou-se um "balletto" isto é: pequeno baile.



Siga o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca


Desde então, tratadistas de dança deram início ao processo de sistematizar a dança cortesã.

Na era do minueto surgiu o espírito sistemático do ensino do baile. Nesse sistema estava contido o método básico de um esquema de posições invariáveis da cabeça, do tronco, dos braços e das pernas que iniciavam e terminavam cada movimento. Nas posições básicas de pés propostas por Arbeau estavam compreendidas todas as possibilidades de combinar os passos para trás, para frente e para o lado, sem que se perdesse o equilíbrio.

Atribui-se a disposição e aplicação das cinco posições de pés a Charles Louis Pierre Beauchamps, ainda que não se desconheça que elas são encontradas nos antigos gregos e até em povos primitivos.

Leitura Complementar: Ballet - Sua História

Todos os créditos deste material de pesquisa são da Autora Eliana Caminada

Considerações Sobre o Ensino do Ballet Clássico:
Quem quiser o material de pesquisa completo: clique aqui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.