É possível haver dança sem música?
Hoje chegamos a sexta postagem da série: Viagem pelo Mundo da Dança nos perguntando se é possível haver dança sem música? O que você acha?
O corpo fala
Isso mesmo nosso corpo está em constante comunicação com tudo e todos ao nosso redor. A comunicação não só se dá somente pela fala, mais sim pela expressão que o corpo projeta em um diálogo muitas vezes silencioso. O corpo em um todo é responsável por mais de 80% da comunicação. Então podemos concluir que para transmitirmos algo muitas vezes não necessitamos sequer de uma palavra.
Dança sem música
A dança pode sim se dar em um âmbito de total silêncio, porque muitas vezes a coreografia por si só passa uma mensagem muito profunda e impactante. Com significado que está amplamente ligado ao contexto do que se esta dançando.
A música é um complemento importante na coreografia, mesmo porque muitos seguimentos da dança surgiram depois de movimentos musicais que se relacionam. Mas também hoje existe muitas danças que se dão as vezes sem a música e passam uma expressão mais viva do que se tivessem sendo acompanhadas por algum tipo de som.
Expressão e impressão
Quando dançamos com música, geralmente seguimos uma lógica que a própria música impõe. Mas quando não há música o corpo fica livre para se expressar e causar uma outra impressão. Faça uma experiência e monte uma sequência coreográfica sem música dentro de seu estilo. Dance sem música, depois coloque uma música e dance novamente. Se observar verá outro sentido, uma outra visão. Alguns dançarinos não conseguem se expressar na coreografia sem que haja música, mas na verdade a música é só um complemento.
A dança é algo transcendental que o corpo pede, para podermos botar para fora todo nosso sentimento daquilo que vivenciamos no cotidiano que envolve nossa cultura.
Roger Dance
VIAGEM PELO MUNDO DA DANÇA - A SÉRIE
Post a Comment