Habilidades a serem desenvolvidas em dança
Dando seguimento a nossa série de postagem sobre a Viagem pelo Mundo da Dança hoje falaremos sobre a habilidade de dançar e o que é necessário para se desenvolver nessa arte.
A dança é um movimento cultural e artístico do qual a principal ferramenta é nosso corpo. Comecemos por aí. Temos que tratar nosso corpo com muito respeito e dedicação, o artista da dança sempre está em busca da plena conscientização corporal. Isto se faz necessário para obter o domínio sobre os movimentos e suas reais amplitudes durante a execução de uma composição coreográfica.
Conscientização corporal
A conscientização corporal é um processo de trabalho corporal baseado na auto-observação e na pesquisa de movimentos. Seu objetivo é promover o uso do próprio corpo com conforto, eficiência sem esforço, graça, presença e integração psicofísica.
Trabalha-se com micro movimentos sentidos e percebidos em ritmo próprio, reação a estímulos sonoros, visuais e táteis, jogos, contato e improvisação. O objetivo é identificar e ressignificar padrões corporais na direção da harmonização e da saúde.
A maneira de se posicionar e a conscientização corporal é muito importante, pois é ela que desencadeará todo o processo dos desequilíbrios e das síndromes dolorosas.
A boa postura na execução da dança é o principal fator para se evitar os desequilíbrios posturais. Torna-se importante a conscientização do indivíduo do que seria uma postura correta e qual a melhor maneira de se estar minimizando todo o esforço pelo qual o corpo é submetido nas coreografias executadas.
- Composição Coreográfica - Parte 1 (Leitura complementar)
Composição Coreográfica: Quando a dança se elabora e se estrutura no tempo e no espaço, ela se transforma no que conhecemos como arte do movimento, composição coreográfica, obra de arte.
O domínio do movimento
O domínio das técnicas de dança também são muito importantes. Independe do tipo, modalidade ou estilo. Tanto faz se é de um aspecto folclórico ou de espetáculo. Quanto mais domínio tivermos sobre a dança que estamos executando melhor irá ser a Performance em Dança. Podendo se dar vida ao movimento e não apenas fazê-lo de forma mecânica e repetitiva.
Dominar o movimento requer um estudo minucioso do estilo coreográfico que se pretende dançar. Temos que repetir o movimento e decifrá-lo nas sequências e comportamento. Para passarmos a verdadeira mensagem que se pretende, sincera e dinâmica, impactante e versátil.
Construção do Dançarino(a)
Construir uma experiência com a dança leva um certo tempo, mas não podemos ter pressa porque devemos aproveitar cada momento de trabalho e estudo para elaborarmos e curtirmos intensamente cada aprendizado. O corpo faz uma leitura mecânica e expressiva do movimento e se nesse aprendizado não estabelecermos metas e certos cuidados, tais como, os vícios de erro. Podemos ficar com uma gravação errada e sermos prejudicados posteriormente.
Então a cada nova etapa do desenvolvimento como dançarino não podemos ter pressa de aprender, mas sim aprender do jeito certo e definitivamente correto, sem vícios.
- Qual o sentido da Dança - Parte 1 (Leitura complementar)
Limpeza dos Movimentos
Um aspecto importante, não é a complexidade da coreografia e sim a limpeza da mesma. As vezes nos deparamos com composições coreográficas maravilhosas com alto grau de desenvolvimento, mas o conjunto não está limpo. Tornando o trabalho coreográfico comprometido em um todo.
Deve-se dar bastante importância a esse aspecto, por se tratar de um componente chave para a beleza do espetáculo. Seja ele um solo, duo, pax-de-dex ou um conjunto(grupo).
- Como ter uma Dança Limpa? (Leitura complementar)
Continue acompanhando nossa série de postagens: Viagem pelo Mundo da Dança.
VIAGEM PELO MUNDO DA DANÇA - A SÉRIE
- Viagem pelo Mundo da Dança
- Habilidades a serem desenvolvidas em Dança.
- Dançando e Conhecendo.
- O que é Dança?
- Relação do Corpo com a Dança.
- É possível haver dança sem música?
- A importância de preservar a Dança.
- Pensando sobre a Dança.
- Componentes que integram a Dança.
Post a Comment