Dançando e Conhecendo.
Essa é a terceira postagem da série Viajando pelo Mundo da Dança. Hoje iremos falar de como a dança traz conhecimento de várias formas. Quando dançamos, independente do estilo ou tipo de dança, entramos em um universo de conhecimento único. Tendo a oportunidade de vivenciar vários aspectos que remetem a essa mesma dança.
Conhecendo o Corpo
Como já disse anteriormente em outras postagens, nosso corpo é a ferramenta para o desenvolvimento da dança e dos movimentos que são complementados pela emoção que transmitimos através dele.
Então toda atividade de dança que realizamos traz um conhecimento bastante intimo do nosso corpo. Aprendemos seus limites, amplitudes e capacidade. Buscando a partir disso desenvolver cada vez mais nosso próprio potencial, melhorando nosso conhecimento do corpo e aumentando nossas fronteiras.
Então toda atividade de dança que realizamos traz um conhecimento bastante intimo do nosso corpo. Aprendemos seus limites, amplitudes e capacidade. Buscando a partir disso desenvolver cada vez mais nosso próprio potencial, melhorando nosso conhecimento do corpo e aumentando nossas fronteiras.
Atingimos esse conhecimento através dos estudos do movimento, desde sua elaboração até sua concepção, dando sentido a expressão representada por ele. Porque quando dançamos queremos sempre transmitir algo.
- Alongamento e Flexibilidade. (Leitura complementar)
- A Dança e seus Ritmos. (Leitura complementar)
Conhecendo os Sentimentos
Quando elaboramos uma coreografia ou fazemos parte dela, somente como dançarinos, tanto para o coreógrafo quanto para quem irá executar a dança existe uma experiência de conhecimento que precisa ser desenvolvida.
Essa experiência é a forma como vamos expressar os movimentos, tentando passar uma mensagem através da coreografia a ser executada. Damos vida ao espetáculo, interpretando a história da composição coreográfica. Essa expressão é um complemento importante e precisa muito da maturidade corporal e sentimental do dançarino(a). Muitas vezes sabemos executar os movimentos com perfeição, mas eles se tornam vazios se não colocarmos a expressão. Devemos entender qual mensagem se deve passar.
- A linguagem da Dança. (Leitura complementar)
- Qual o Sentido da Dança? (Leitura complementar)
Conhecendo a Cultura
Em todas as modalidades ou estilos de dança, existem uma profunda ligação histórica. De onde surgiu, quais foram as influências que sofreram. Em que época e local da história humana vieram, qual tendência foi seguida.
Muitas danças são de fundo folclórico (representam a cultura de um povo), outras foram se aperfeiçoando e absorveram técnicas e influências de vários segmentos e povos.
Algumas surgiram por acaso, outras foram criadas por uma necessidade de se expressar. Então devemos conhecer a fundo a história que envolve a modalidade de dança que praticamos, pois com isso fica mais fácil entender todo o conjunto de coisas que envolve essa modalidade.
- Evolução da Dança. (Leitura complementar)
VIAGEM PELO MUNDO DA DANÇA - A SÉRIE
Post a Comment