Alicia Alonso - Sua História
Como prometido aqui está uma breve pesquisa sobre Alicia Alonso, essa extraordinária bailarina. Que encantou gerações com sua arte e determinação com uma história de vida linda de superação e garra naquilo que amava, a Dança.
Ícone do Ballet Mundial
Nascida em Havana em 21 de dezembro de 1920, a cidade onde iniciou seus estudos em 1931 na Escola de Ballet da Sociedade Pró-Arte Musical. Ela depois se mudou para os Estados Unidos e continuou seus estudos com Enrico Zanfretta, Fedorova Alexandra e vários eminentes professores da School of American Ballet.
Aos 15 anos de idade, casou-se com o bailarino Fernando Alonso e passou a chamar-se Alicia Alonso.
Sua atividade profissional começou em 1938 na Broadway, quando estreou na comédia musical Great Lady e Stars in Your Eyes. Um ano mais tarde ela se juntou ao American Ballet Caravan, antecessor do atual New York City Ballet.
Juntou-se ao Ballet Theatre de Nova York em 1940, ano da sua fundação. A partir desse momento, começou uma fase brilhante em sua carreira, como a intérprete suprema das grandes obras do repertório clássico e romântico.
Nesta fase, ela trabalhou com Mikhail Fokine, George Balanchine, Leonide Massine, Bronislava Nijinska, Antony Tudor, Jerome Robbins e Agnes de Mille, entre outras figuras importantes da coreografia do século XX. Foi a artista principal na estreia mundial de obras importantes, como a Ressaca, Fall River Legend entre outros temas Variados.No American Ballet Theatre, ela se apresentou em vários países da Europa e da América com o posto de primeira bailarina.
Fundou em 1948 em Havana, o Ballet Alicia Alonso, atual Ballet Nacional de Cuba. Incorporando à companhia, junto com seu marido, obras como Giselle, Coppélia e La sylphide. A partir de então, suas atividades são compartilhadas entre o American Ballet Theatre, Ballets Russes de Monte Carlo e sua própria companhia.
Ela com muito pouco ou nenhum apoio oficial, até 1959, quando o Governo Revolucionário de Cuba ofereceu apoio. Suas versões coreográficas dos clássicos são famosos internacionalmente e tem sido dançada por outros em grandes empresas como:
- O Ballet de l'Opéra de Paris (Giselle, Pas de Quatre Grande, A Bela Adormecida);
- Ópera Estatal de Viena e San Carlo de Nápoles (Giselle);
- Ópera Estatal de Praga (La Fille Mal Gardee);
- Teatro alla Scala de Milão (A Bela Adormecida).
Naquele mesmo ano, veio um presidente de Dança com o nome dela na Universidade Complutense de Madrid. Mais tarde, ela criou a Fundação de Dança que leva seu nome, e o Instituto Superior de Dança Alicia Alonso é destacada para a Universidade Rey Juan Carlos. Em 1996, o Ateneo científico, artístico e literário Madrid, fez uma homenagem pública. Ela também foi nomeada membro honorário da Associação de Diretores Estágio Espanha (ADE). Em 1998 foi agraciado com a Medalha de Ouro do Círculo de Bellas Artes de Madrid, da República Francesa instituiu a Ordem das Artes e das Letras, no Grau de Comendador, e do Conselho de Estado cubano recebeu o título de Heroína Nacional do Trabalho da República de Cuba.
Em 2000 foi agraciada com o Benois de la Danza, por sua contribuição artística de uma vida, e ela foi condecorada com a Ordem José Martí, a mais alta honraria concedida pelo Conselho de Estado da República de Cuba. Em 2002 foi nomeada Embaixadora da República de Cuba, pelo Ministério das Relações Exteriores de seu país, e foi inaugurado em Paris como Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO. Como diretora e figura de proa no Ballet Nacional de Cuba, Alicia Alonso tem sido uma inspiração e guia para a formação de várias gerações de bailarinos cubanos, com um estilo que ganhou um lugar de destaque no balé internacional.
Prêmios
- Prêmio Anual Dance Magazine, 1934
- Prêmio Anual Dance Magazine, 1958
- o Grand Prix de la Ville de Paris, 1966
- Anna Pavlova Award da Universidade de Dança, Paris, 1966
- o Grand Prix de la Ville de Paris, juntamente com sua empresa, 1970
- Ordem de Trabalhos da República Democrática do Vietnã, 1974
- Medalha de Ouro do Teatro Gran Premio de Gran Teatro de La Habana, em 1985
- Prêmio Nacional de Dança do Ministério da Cultura de Cuba, 1998
- Medalha de ouro do Circulo de Bellas Artes de Madrid, 1998
- UNESCO Pablo Picasso medalha por sua contribuição extraordinária para a dança, 1999
- Grand Prix de la Ville de Paris, 1999
- Prêmio Benois de la Danza, 2000
Reconhecimentos
- Doutorado honoris causa na arte da Universidade de Havana , 1973
- Recebeu uma homenagem internacional em Paris, organizada pela UNESCO, 1980
- Conselho de Estado da República de Cuba deu-lhe a Ordem Félix Varela, 1981
- Doutorado honoris causa na dança arte do Instituto Superior de Artes de Cuba, 1987
- Recebeu a Comenda da Ordem de Isabel Católica, dado pelo rei da Espanha Juan Carlos I , 1993
- O reconhecimento público foi dado em sua homenagem no científicas, artísticas, literárias e Ateneo de Madrid para o seu valor cultural e criações artísticas, 1996
- O Ballet Nacional de Cuba, Alicia Alonso homenageado no 50 º aniversário do Tema e Variações, o grande balé criado por George Balanchine para ela e Youskevitch Igor , 1997
- Grau honorário da Universidade Politécnica de Valencia, 1998
- Art & Letters Ordem, Comandante Grau, do Ministério da Cultura e da Comunicação da França, 1998
- Ordem José Martí pelo Conselho de Estado da República de Cuba, 2000
- Recebeu a maior premiação oficial do México, República Dominicana e Panamá : a Ordem Aguila Azteca, a Ordem Vasco Nunez de Balboa, e Duarte Ordem, Sanchez e Mella, respectivamente;
- Nomeada Heroína Nacional do Trabalho em Cuba;
- É membro do Conselho Consultivo do Ministério da Cultura na Comissão Nacional de Escritores e Artistas de Cuba da União;
- É membro do Conselho Colaborador das Câmaras de Administração da Federação das Mulheres Cubanas;
Post a Comment