A Dança e Seus Ritmos
Não poderíamos falar da História da Dança sem falar dos ritmos que envolvem a mesma. E o que isso significa para a humanidade em um todo.
Aqui vamos investigar qual a abrangência desse conceito que manda em todo o universo cultural de nosso planeta.
O que é ritmo? Quais são suas diferenças, importâncias e objetivos?
Aqui vamos investigar qual a abrangência desse conceito que manda em todo o universo cultural de nosso planeta.
O que é ritmo? Quais são suas diferenças, importâncias e objetivos?
Ritmo
Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa vida. Nas artes, como na vida, o ritmo está presente.
Vemos isso na música e no poema. Temos a nos reger vários ritmos biológicos que estão sujeitas a evoluções rítmicas como o dos batimentos cardíacos, da respiração, do sono e vigília etc. Até no andar temos um ritmo próprio.
Conceito
Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenômeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica.
O estudo do ritmo, entoação e intensidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico pertencente à linguística. Na música, todos os instrumentistas lidam com o ritmo, mas é freqüentemente encarado como o domínio principal dos bateristas e percussionistas.
Segundo alguns autores, os conceitos de ritmo podem variar.
- Berge: O ritmo é uma lei universal a que tudo submete.
- Dalcroze: O caracteriza como princípio vital e movimento.
- Platão: Sistematiza o ritmo, colocando-o como definição de movimento ordenado.
Embasado-se nestes conceitos, fica clara a importância que o ritmo tem na nossa vida, tanto através de influências tanto externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer.
Na educação infantil (alfabetização), é uma habilidade importante, pois dá à criança a noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.
O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física, pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento.
O ritmo pode ser:
- individual (ritmo próprio)
- grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe)
- mecânico (uniforme, que não varia)
- disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado)
- natural (ritmo biológico)
- espontâneo (realizado livremente)
- refletido (reflexão sobre a temática realizada)
O ritmo é a pulsação da música. Sem ritmo não há música.
Objetivos
- Desenvolver a capacidade física dos educandos assim como a saúde e a qualidade de vida.
- Propiciar a descoberta do próprio corpo e de suas possibilidades de movimento.
- Desenvolver o ritmo natural.
- Possibilitar o desenvolvimento da criatividade para descoberta do estilo pessoal.
- Despertar sentido de cooperação, solidariedade, comunicação, liderança e entrosamento através de trabalho em grupo.
Funções
- Auxiliar a incorporação técnica.
- Estimular a atividade.
- Determinar qualidade, melhor domínio e a liberdade de movimento propiciando a sua realização com naturalidade.
- Permitir a vivência total do movimento.
- Incentivar a economia de trabalho retardando a fadiga e aumentando resultados.
- Reforçar a memória.
- Facilitar a expressão total.
- Criar hábitos de disciplina e atitudes.
- Aperfeiçoar a coordenação.
- Permitir a produção do prazer.
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