Fundamentos da Dança
A dança, sem a percepção correta, que origina-se da prática e execução das coreografias e dos movimentos que pertencem a performance coreográfica da dança em si. Acaba por não encontrar sentido e compreensão sem o entendimento dos fundamentos que a compõe.
Nesse sentido o Mundo da Dança trás esse estudo e a importância de se entender os três pilares que formam os fundamentos da dança. Fundamentos esses que se dividem em três principais pontos: Espaço - Forma - Tempo
Um dos aspectos fundamentais no trabalho de dança criativa é conscientizar profundamente o esquema corporal, em movimento. Com o intuito de desenvolver e aprimorar a percepção justa das formas, do espaço e do tempo, ou seja, dar-se conta do como, onde e quando sucedem-se as modificações corporais.
Conscientizar um movimento significa percebe-lo, incorporá-lo, conhecê-lo tanto através dos movimentos como dos sentimentos, ou seja, de como ele acontece.
Forma
É a estrutura, a arquitetura do movimento, ou ainda, simplificando, é o desenho resultante da ação corporal que se projeta no espaço. Acrescente-se a essa ação um conteúdo ou significado e ela será compreendida em sua totalidade, porque refletirá uma intenção, através da sua função.
A forma reflete a ação externa e perceptível de uma intenção subjetiva, através da constante e infinita troca de formas que o corpo pode realizar na dança.
Quando o aluno incorpora e assimila esses conceitos, ele se sente encorajado ao desafio, na perspectiva da busca e da descoberta de novas formas.
Fatores Integrantes
- Variedade: A forma externa e visível de um movimento e a figura final.
- Contraste: Elemento componente da forma e que traduz o inesperado, a surpresa.
- Equilíbrio: Mínimo do contato de apoio corporal com o solo. Desenvolve o controle muscular e o poder de concentração, pode ser estático (parado) ou dinâmico.
- Sequência: Sucessão de movimentos que se seguem interligados, porém independentes entre si.
- Repetição: Número de vezes que um movimento ou sequência podem acontecer. Variam as possibilidades de execução em diferentes planos, níveis e direções
- Harmonia: Disposição ordenada dos elementos que compõem um movimento. Possui característica de regularidade, gerência e proporcionalidade.
- Clímax: Ápice do movimento é uma ação inesperada, surpreendente. Ou grau máximo da progressão dessa ação, que pode ser isolada, associada ou consequente de outra ação.
Espaço
Onde o movimento de dança se processa, possui volume e densidade, ou seja, comprimento, largura e altura. Os gestos e expressões se utilizam desses elementos indispensáveis para dar significado, sentido expressivo do conteúdo, quando falamos de espaço, referimo-nos ao todo do contexto onde a ação acontece e não apenas aquela do piso que nos serve de apoio.
- Sem deslocamentos corporais: Estão restritas ao espaço compreendido entre o eixo longitudinal do corpo e a maior distância que os segmentos corporais possam alcançar, sem deslocamento.
- Através de deslocamento: Onde o corpo se translada de um ponto a outro no espaço.
- Utilizando o espaço aéreo: Por meio de saltos e suspensões.
- Espaço relativo ao solo: Através de quedas e rolamentos.
Fatores Integrantes
- Direção: Indica o rumo que um movimento pode seguir.
- Desviado: Movimento que seguindo sua rota natural, imprevisivelmente muda de direção.
- Distância: É o traçado realizado por um movimento de ato a outro ato do espaço.
- Planos: Quando o movimento é realizado frontal, sagital ou horizontal.
- Níveis: Referem-se a altura em que um movimento pode ser realizado.
- Nível Alto: Posição em pé, para cima ( saltos).
- Nível Médio: Movimento realizado com joelhos ou tronco flexionados.
- Nível Baixo: Cócoras, ajoelhado, sentado e deitado.
- Direções: São as rotas, caminhos a seguir em relação ao eixo central do corpo.
Tempo
Subentende-se aqui o tempo referente a todas as coisas do universo e em especial a dança.
O ritmo na dança funciona, entre outras coisas, na utilização da memorização de seqüências de passos, concretização da intensidade do movimento e alimentação do poder de concentração. Estabelecendo um acentuado grau de economia de energia, imprimindo um caráter dinâmico aos esforços.
Fatores integrantes
- Pulso: Identifica o caráter de um movimento. Se é alegre, moderado, lento, sóbrio ou vivaz.
- Acento: É o tempo mais forte ou acentuado de um movimento.
- Intervalo: Distância quase imperceptível de um movimento para outro, quando em seqüência fluente.
- Duração: Medida de permanência de um movimento. E que pode ser percebido do início até o seu final.
- Intensidade: Condicionada aos fatores energia ou força, liberados pela ação - movimento fraco ou forte.
- Velocidade: Refere-se a aceleração ou retardamento na execução de movimentos, podendo ser lenta, média ou rápida.
Post a Comment