Como treinar dança em casa
Para os amantes da dança que querem se aperfeiçoar ainda mais, ou simplesmente não conseguem ter mais tempo para ir a academia ou companhia de dança para praticar. Nesse artigo, o Mundo da Dança trás várias opções de como desenvolver seu treino em casa.
Vamos começar com seis dicas iniciais para melhorar sua disciplina e entrar no foco dos treinamentos.
Importante:
1. É importante estipular dia e um horário, sem que possa sofrer nenhum tipo de interrupção. Pode ser de uma ou duas vezes por semana. Esse calendário deverá ser tão importante quanto os seus horários de aulas.
2. Coloque sua roupa, como se estivesse indo para sua aula normal. Isso é importante para que você entre no clima e dê a sua mente o foco necessário.
3. Se desligue de todas as distrações, tais como televisão, celular, redes sociais e outras distrações do mundo externo. Entre no seu horário de treino concentrado(a). Tem que praticar essa disciplina dos horários, esse comportamento precisa de treino assim como os passos de dança. Logo você vai tirar essa rotina de letra e a sua mente não se focará em nada que não seja seu corpo.
4. Comece com uma sequência de alongamentos. É nessa hora que entramos em contato com nosso corpo. O alongamento, além de preparar o corpo, auxilia na concentração e interioriza a consciência. Antes de começar as aulas, é preciso que você se sinta IN, com a percepção voltada para seus músculos, ossos, articulações e respiração.
5. Encerre seus treinos com um alongamento relaxante, uma compensação de coluna confortável e uma boa espreguiçada!
6. Filme seus treinos, ou os trechos importantes para avaliar suas correções e suas dificuldades. Os vídeos gravados são ferramentas excelentes para auxiliar na nossa evolução!
Opção de Treino nº 1
1. É importante repetir muitas vezes os movimentos que aprendeu nas últimas aulas. Para se lembrar de todas as dicas, anote tudo em um caderninho. Toque algumas músicas curtinhas procurando fazer um passo por música, ou um passo a cada três ou quatro minutos. Faça os passos e movimentos com o máximo de concentração possível, prestando atenção a cada mínimo movimento ou reação do seu corpo.
2. No final do treino, quando você repassou todos os passos, treine os movimentos que você mais tem dificuldade, mesmo que já tenha aprendido há tempos, afinal ninguém evolui deixando partes para trás.
3. Depois do treino de movimentos isolados, treine as sequências no mesmo esquema de repetição citado anteriormente. Se você ainda não começou a estudar sequências coreográficas, aproveite que está sozinho, coloque a música que você mais gosta e improvise, sem se preocupar com técnica. É o momento para você deixar a dança fluir no seu corpo sem auto crítica ou timidez.
Opção de Treino nº 2
1. Antes de iniciar com começar seu treino pessoal, pesquise alguns vídeos didáticos de Dança na internet, no seu estilo, que tenham um conteúdo bacana. Peça dicas a seus amigos e professores, caso você não saiba como encontrá-los. Se for um aluno básico ou iniciante opte por vídeos que ensinem movimentos isolados, já os alunos medianos podem optar pelos movimentos básicos mas devem treinar sequências simples. Já os alunos avançados optem por sequências bem elaboradas ou trechos de coreografias de dançarinos profissionais.
2. Assista os vídeos no local dos seus treinos e o desafio é conseguir executar a lição do vídeo da melhor forma possível. Volte cada parte do vídeo e repita quantas vezes for necessário até que a técnica ou movimento tenha sido absorvido de forma satisfatória. Não esqueça de filmar, para comparar com o vídeo estudado e ver o que falta melhorar. Você também pode levar as gravações para seu professor de dança para ajudar a identificar os pontos que necessitam de mais atenção!
Opção de Treino nº 3
Pra quem está na fase de montar coreografias e solos.
1. Anote todos os passos e sequências que você aprende em aulas e workshops, eles são importantes para quando você está 'sem ideias'. Além disso as plataformas de vídeos se tornaram um aliados incríveis: antes do seu treino, selecione alguns vídeos com movimentos que você gostou, reproduza-os da sua maneira e encaixe-os na sua coreografia.
2. Montar uma coreografia exige paciência e uma quantidade enorme de dedicação. Não é fácil, é um tal de põe passo, tira passo, muda tudo, começa de novo, um dia gosta, no outro odeia, mas acredite em mim, vai sair e a próxima vai ser mais fácil. Experiência e pratica é tudo.
Post a Comment